8 dicas para o preparo de um bom churrasco
Como uma das especialidades da Churrasqueira é o preparo de vários tipos de carne e o brasileiro não resiste a um churrasco, porque não passar para os nossos clientes algumas dicas de como fazer uma boa carne na brasa?
Da escolha da carne, passando pelo tipo de churrasqueira e o manuseio das peças durante o seu preparo, existem detalhes que fazem a diferença no sabor final do churrasco brasileiro.
Pensando nisso, para aquele dia que não der pra você passar na Churrasqueira com a sua turma ou sua família para saborear nossas carnes e pratos, nós apuramos e escolhemos 8 dicas fundamentais para o seu sucesso no preparo daquele churrasco de final de semana.
Então vamos lá...
1-A escolha da carne
Sempre compre carne em um açougue de sua confiança e opte pelas peças com coloração vermelho rosado. Dê preferência às carnes maturadas e marmoreadas de gordura interna. Verifique a maciez usando o dedo indicador, caso ela apresente uma consistência mais dura, não é indicada para ser assada na churrasqueira.
2-Sal
Cuidado na hora de colocar o sal na carne. Dependendo da quantidade, ela pode ficar dura e seca. Após colocar a carne já salgada no fogo, aguardar por volta de quatro minutos e retirar o excesso de sal da sua superfície.
3-Churrasqueira
Prefira as churrasqueiras de alvenaria com as laterais e fundo fechados, para um melhor armazenamento do calor.
4-O carvão
Acenda o carvão com um tempo de antecedência para que a fumaça produzida pela combustão inicial seja liberada e aguarde a formação da brasa. Após, espalhe esta brasa e comece a assar a carne.
5-Distância entre a carne e a brasa
Decisivo no preparo de um bom churrasco, a distância entre a brasa e a carne também merece destaque. Recomenda-se uma distância de 15cm para grelhar ou selar pedaços menores, 40cm para pedaços médios e 60cm para pedaços grandes.
6-Manuseio da carne na churrasqueira
Não é recomendado virar a carne mais de uma vez. Depois que o suco dela começar a aparecer na parte superior, somente inverta o lado da peça.
7-Não fure a carne
Ao furar a carne, ela perde líquido, o que influencia na sua maciez e suculência. Até mesmo no manuseio da peça durante o seu preparo, evite ficar espetando o garfo. O indicado é sempre utilizar pegadores próprios para churrasco.
8-Churrasqueira não é lixo
Não jogue nada na churrasqueira, além do carvão. Resto de comida, palito, bituca de cigarro, entre outros, ao entrarem em combustão junto com o carvão, influenciam diretamente no sabor final da carne.
Pois bem, agora com essas dicas, a garantia do preparo de um bom churrasco e a fama de churrasqueiro da galera ou da família é certa.